Sobre

P. H. de Aragão é escritor, roteirista e produtor, formado em Rádio e TV pela UNESP, com estudos em Cinema pelo programa Ibermedia. Trabalhou em programas de televisão, produziu curtas-metragens premiados e ministrou cursos de narrativa e produção audiovisual em projetos públicos, em especial no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Autor de Príncipe Cinco-Armas e Outras Fábulas Budistas (Amazon KDP), de poemas na antologia indígena Outros 500 (Editora TAUP) e de um conto em O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres (Editora Wish).

Biografia [versão longa]

Paulo Henrique de Aragão é escritor, tradutor, roteirista e comunicador, especialmente dedicado à ficção de época, às narrativas breves e à poesia de temática zen e indígena. Originário da caatinga pernambucana, nascido na Grande São Paulo, vive uma vida seminômade.

Iniciou na carreira criativa ainda adolescente, na cena de fanzines no final dos anos 1990, produzindo e editando quadrinhos independentes. Na época também publicou cartuns em jornal e teve HQ selecionada para o Salão de Humor de Volta Redonda.

Formado em Comunicação Social – Rádio e TV pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Estudou Cinema — roteiro, produção executiva e distribuição —  como bolsista do programa Ibermedia em instituições da Argentina, Venezuela, Cuba e Espanha, como no LATC (Latin American Training Center), na EICTV (Escuela Internacional de Cine e Televisión) e no CECAN (Centro de Estudios de Cine de Canarias).

Escreveu, produziu e codirigiu Uma Odisseia de Natal (2006), curta-metragem de animação stopmotion realizado como trabalho final de graduação, selecionado para o Festival de Vídeo Acadêmico da Universidade Autônoma de Lisboa, exibido no Dia Internacional da Animação e premiado no Festival AnimaSerra. Diretor, produtor e roteirista de Animágico! (2011), série de animação pixilation exibida no Cine Pipoquinha no Itaú Cultural, Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, Alcine Madrid, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, entre outras mostras e festivais.

Produtor associado de Onión (2016), filme experimental que une live-action e diversas técnicas de animação, dirigido pelo cineasta argentino Juan Pablo Zaramella, exibido no Anima Mundi, Interfilm Berlin, Rencontres du Cinema Sud-Américain de Marseille, entre outros.

Trabalhou nas equipes técnicas da Rede Record e da TV Aparecida. Atuou por oito anos como palestrante e professor de narrativa e produção audiovisual, principalmente em atividades das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e no projeto Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Foi palestrante convidado do Festival Internacional de Animación, realizado em Montevidéu, Uruguai.

Como autor, escreveu Spiritus Gladius: O Manual Prático de Combate do Monge Guerreiro, livro online de minicontos e aforismos, publicado de forma seriada ao longo de um ano em site próprio. Publicou contos maravilhosos em Príncipe Cinco-Armas e Outras Fábulas Budistas (Amazon KDP), ficção de época em O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres (Editora Wish) e ficção de crime na revista Mystério Retrô (publicação independente). Poeta publicado nas antologias Concurso de Poesia Popular de São José do Egito: Poesias Premiadas (publicação independente) e Outros 500: Não Queremos Mais o Quinhentismo (Editora TAUP).

Praticante de hatha yoga, taekwondo e meditação zen. Viveu como discípulo e professor residente em um templo budista da ordem chinesa Fo Guang Shan, onde ministrou aulas de disciplina, conceitos e práticas budistas em cursos e vivências, entre outras atividades.

Entusiasta de literatura pulp fiction, cinema de aventura, quadrinhos clássicos e mitologia comparada.

No momento, atua principalmente como tradutor, preparador e revisor no mercado editorial. Trabalha também na produção de grandes eventos culturais como CCXP, Perifacon, The Town e São Paulo Fashion Week.